top of page

Você é Competente?



A competência ou a capacidade de ser, pensar, realizar algo, também é conhecida e expressada no meio profissional e especialmente nas áreas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (Conceito CHA), o qual permite ao profissional desempenhar adequadamente determinado papel, função ou atividade.


Ser competente então, dentro desse enfoque profissional, é 'reunir as condições para'. Mas para o quê? Bem, essa resposta vai estar ligada à profissão, ocupação ou projeto que alguém desempenha ou quer desempenhar.


Quando pensamos em estar preparados para algo, naturalmente há uma bagagem técnica necessária (o engenheiro por exemplo, precisa a grosso modo conhecer os conceitos e ferramentas relativos aos cálculos, metodologias, processos e sistemas que vai projetar e operar; o médico precisa conhecer anatomia, fisiologia, patologias e muitos aspectos puramente científicos); este é o conjunto das 'habilidades duras ou hard skills', são compõe as competências profissionais segundo recente classificação da ATD-USA.


Além das 'hard skills', é preciso e cada vez mais fundamental dominar as competências emocionais ou 'soft skills', que permitem uma empatia maior, uma comunicação mais clara, relacionamentos e negociações mais efetivas. Aqui está a maior parte do que denominamos competências pessoais.


Completando esta 'trinca', conforme os conceitos mais atuais dos campos de competências temos os conhecimentos organizacionais, que permitem uma maior potencialização de 'hard' e 'soft skills' quando combinadas com o adequado manejo destas dentro do respectivo ambiente institucional, da realidade, cultura e regras da instituição, organização ou empreendimento para o qual se trabalha.


Estes conceitos estão relacionados com o conteúdo de um outro post de nossa autoria e que também pode ser encontrado aqui no Universo Ágil Blog (https://www.universoagilhub.com/post/que-pe%C3%A7a-est%C3%A1-sempre-faltando-e-sempre-l%C3%A1-ao-mesmo-tempo); juntando tudo o importante é estar cada vez mais preparado estudando, praticando, trocando idéias e informações, e se aprimorando.


Ser competente leva tempo, demanda preparo e esforço, e é um projeto contínuo. Posso ser competente hoje para o que faço neste período, e da mesma forma amanhã necessitar de novas ferramentas para um outro projeto ou função. É preciso se manter atualizado, em movimento, ágil para seguir competente sempre.



7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page